Home
Sobre Antonio Miranda
Currículo Lattes
Grupo Renovación
Cuatro Tablas
Terra Brasilis
Em Destaque
Textos en Español
Xulio Formoso
Livro de Visitas
Colaboradores
Links Temáticos
Indique esta página
Sobre Antonio Miranda
 
 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
VIAGENS DE ANTONIO MIRANDA PELO BRASIL

 

ÁGUAS LINDAS DE GOIÁS 
01-06-1995

 

Meus amigos Leo e Iraci, da Agropecuária Amoril, estão eufóricos. Acreditam que está próximo o desmembramento de Águas Lindas, do município de Santo Antonio do Descoberto (este, por sua vez, desmembrado na década passada do Município de Luziânia).
O governador Maguito teria dado todo o apoio ao processo emancipatório, abrindo espaço para um próximo plebiscito.
A região, já muito populosa e em fase de expansão acelerada, é carente de tudo: luz, água, telefone, saúde, educação, esgoto, pavimentação urbana. Tudo, mesmo.
Valparaíso, na rodovia para Belo Horizonte, fez o seu referendo na semana passada e separa-se de Luziânia.
Já era maior e mais populosa — e mais problemática —  do que a sede municipal.

Municípios crescem às dezenas pelo Brasil afora, apesar das medidas federais evitando sua proliferação. Já são mais de cinco mil municipalidades, o que não é demais para um país gigantesco como é o nosso. O problema é como instalar e manter um novo município: construir edifícios públicos, contratar funcionários, pagar edis e prefeitos. O Fundo de Participação dos Municípios é o grande chamariz.
As prefeituras estão mais capitalizadas, em seu conjunto, do que os Estados e a União, depois da constituição de 1988 mas, por erro dos congressistas, não assumiram as responsabilidades ampliadas da educação, saúde, transportes, segurança, etc. Gastam boa parte do que arrecadam e recebem em obras, não raras vezes, inúteis.
E o Estado e a União não têm mais os recursos para tais responsabilidades sociais.


Deve acontecer alguma reforma do Estado no governo Fernando Henrique. Algum acordo deverá celebrar-se para uma parceria mais efetiva entre os poderes federal, estadual e municipal.
Ninguém acredita que a simples emancipação política do município resulte em solução imediata dos problemas locais mas a maioria acredita que tal emancipação abre passo a níveis de gestão da coisa pública mais próxima da comunidade. É possível e é desejável.
Esta fé alicerça o entusiasmo de meus anos do Parque da Barragem.


 

 

 
 
 
Home Poetas de A a Z Indique este site Sobre A. Miranda Contato
counter create hit
Envie mensagem a webmaster@antoniomiranda.com.br sobre este site da Web.
Copyright © 2004 Antonio Miranda
 
Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Home Contato Página de música Click aqui para pesquisar